Exposição com marcação prévia - favor ligar para 912 845 388

Local: ao pé da estação de comboio Santo Amaro de Oeiras - R. Gonçalo Mendes da Maia, 10 - Santo Amaro

Campos de Encontros

 

O ‘encontrar’ que resulta de ir ‘à procura de algo’ e os ‘encontros’ que se pode ter com as coisas são acontecimentos distintos que resultam de modos de ver e interagir diferenciados. No entanto, estas instâncias de busca e encontro podem existir em campos de acção que se interseccionam.

 

Ao criar para si própria uma residência de artista na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, Andrea Ebert foi em busca de alicerces adicionais para a sua prática artística. Ao desenvolver esse processo estabeleceu encontros com modos de ver e agir, muito particulares a ela, sobre os desafios que lançou a si própria e com os quais se foi deparando durante esse processo.

 

Campos de Encontros reúne uma série de obras, e uma forma de habitar o espaço onde estas estão colocadas à disposição de quem as quiser interpelar, que reflectem essa experiência que teve durante os três meses que assiduamente frequentou a biblioteca. Os diferentes trabalhos que apresenta, desde uma edição de artista, a um convite à participação, são coisas, não só com superfícies, texturas, e pormenores, mas também são resultados de alguns processos e procuram desencadear outros.

 

Ebert empenhou-se na aproximação de tudo aquilo que um determinado lugar poderia dar acesso, investigando como o acto de lá estar tornaria quer as coisas à sua volta, quer a sua própria receptividade disponíveis ao encontro. Esse exercício de tempo de contacto e prática desdobrou-se em múltiplas fases, ora simultâneas, ora consequentes umas das outras.

 

Como podem o espaço e o tempo, que tomamos na construção de interações, transformarem as nossas buscas em algo mais do que um mero ‘encontrar’ de algo? O que temos de conhecer, ou reconhecer em nós e além de nós, para estarmos disponíveis a ver coisas e não objectos como os projectamos? Que campos podemos construir para estabelecer encontros? 


 

Livro Objeto (2018)

Pasta de cartolina com fita, papel

As coisas resistem-nos, nem sempre a sua especificidade nos permite ir logo ao seu encontro e às vezes, antes de conseguirmos encontrar o modo de pegar nelas, tornamo-las em objetos.

Antes de consultar os 456 livros da coleção "Livros de Artista", determinou uma metodologia associada à ilustração de livros; elaborou uma forma de designar campos de comparação para os itens desta variada coleção através das seguintes perguntas: 

· objecto-livro tem título na capa?

· objecto-livro tem só texto no miolo, tem texto e imagem no miolo, ou só tem imagens?

· objecto-livro tem páginas numeradas, ou não?

 Com estes dados construiu o seu próprio livro de artista, a obra Livro Objeto.  

 

Desenho sobre cotas (2018)

Impressão termográfica, vidro, moldura

Apesar de se poder medir o passagem do tempo em unidades como segundos, minutos, horas, dias, semanas e meses, a sensação desse tempo a passar é experimentada de forma diferente. Durante os três meses na biblioteca a artista intercalava o tempo passado na Sala dos Reservados, localizada na cave e onde havia acesso aos livros de artista, com tempo passado na Sala de Leitura no piso térreo onde se podia consultar livros da colecção geral, num espaço com vista para o jardim.

Ao requisitar livros na sala de leitura, recebe-se uns talões que indicam o número da cota do livro, a sua identificação, a hora do pedido, e o requisitante. Reunidos todos os talões fica-se com um mapa do tempo passado em residência. As linhas sobre estes talões de cotas traçam uma cronologia desde do primeiro livro pedido até o último.

 

Pausa (2018)

Vídeo, cor, 3 min

Para receber informação, conhecimento, pensamento, até imagens é necessário activar todos os sentidos. O corpo absorve, pensa, sustenta, retém, e algumas vezes rejeita, compreende, não compreende, ama, odeia e compara. Depois de algum tempo a fazer isso tudo, um corpo fica saturado, como uma chávena cheia até transbordar. Nessa altura precisa de silêncio, do vazio. É preciso uma pausa que é mais do que um descanso para os olhos.

 

Ressonância (2019)

Cartaz

Quando nos deparamos com uma multidão de interpelações, reconhecemos afinidades com umas e não com outras.

Ao consultar todos os 456 livros de artista colocados à sua disposição na biblioteca, a artista foi assinalando com um asterisco aqueles que de algum modo indicavam alguma afinidade mais estreita com ela. Esta marca não era indicação de quais eram melhores, mais especiais, ou favoritos. Por vezes era por reconhecimento de que estes livros tinham ressoado com a ideia que ela tem da sua prática e pesquisas, outras por estarem ligadas à formação que teve, e ainda outras era por irem ao encontro de coisas em que pensa acreditar. Esta lista, impressa como um cartaz, ainda com espaços vazios e campos a serem modificados, é uma escolha pessoal num acervo aberto ao público.

 

Pontos de partida (2019)

Participação, papel impresso e adesivo tapa parafuso

Qual é o tamanho de um palmo de mão? Esta ideia leva a pensar que podemos ser uma medida única. No entanto, ao olhar para fora e partilharmos experiências podemos ir mais além. Os nossos sentidos circulam e estão sujeitos ao tempo e ao espaço. Um livro pode ser uma impressão desse movimento.

 

Campos (2018)

Matriz de monotipia

Imprimir é um ato de registrar um espaço. A monotipia é um método de gravura que produz impressões únicas porque a matriz pode variar nas suas posições.

São os contornos e o que está no interior que fazem o registo de um campo. Livre de um eixo, o campo registrado pode tomar diferentes posições no espaço e, ao encontrar-se com outros elementos nesse espaço, pode até criar outros campos.

 

......

Andrea Ebert (1970, São Paulo) é uma artista e ilustradora que vive e trabalha em Lisboa desde 2012. O seu trabalho tem muitas formas e frequentemente inclui desenho, vídeo e processos de gravura de modo a produzir resultados palpáveis com os quais as pessoas podem interagir. Os resultados e procedimentos do seu trabalho dão corpo à premissa que adopta para conduzir a sua ‘pesquisa como uma prática’.

 

Agradecimentos

Claudia Pestana, Fernando e Carmelinda Pestana, Ricardo Junqueira, Júlia Ebert Junqueira e a equipa da Biblioteca de arte da Fundação Calouste Gulbenkian.

Possibilidades de gráficos sobre os dados recolhidos da Pesquisa Coleção Livros de Artista da Biblioteca Gulbenkian

______

1/6

Parte 2 - Escolhas

Ao todos são 474 livros dentro da coleção “Livros de artista” até a data do dia 2 de fevereiro de 2018. Foram 456 livros vistos um a um. Faltaram livros que estão emprestados. Ao longo desta pesquisa coloquei um asterisco em alguns livros que gostaria ver novamente. Ao final da residência retornei para vê-los. São livros de alguma forma faz sentido para mim em termos de prática artística e de discurso.

Texto nas caixas são retirados do catálogo da Biblioteca de Arte Gulbenkian.

_______

Cota LA 28

 

2121 853 472 milimeters : London December 1968 ; 68 428 800 seconds : Oporto January 1971 / Alberto Carneiro

 

AUTOR(ES): 

Carneiro, Alberto, 1937-2017

PRODUÇÃO: [197-?]

DESCR. FÍSICA:  [50] f. : il. ; 22 x 34 cm

NOTAS: 

. - Livro de artista

. - Parte da obra graficamente invertida

Cota LA 237

 

O caderno preto : (ideias e projectos 1968/1971) : Alberto Carneiro

 

AUTOR(ES): 

Carneiro, Alberto, 1937-2017

PUBLICAÇÃO: 

Porto : A. Carneiro, 1971

DESCR. FÍSICA: [96] p. : il. ; 22 x 34 cm

NOTAS: 

. - Livro de artista composto por um conjunto de desenhos e notas, originalmente apresentado pelo artista na Galeria Alvarez, Porto (Portugal), em 1971

. - Ed. do artista

Cota LA 186

 

Lourdes Castro

 

AUTOR(ES): 

Castro, Lurdes, 1930-

PUBLICAÇÃO: 

Basel : Felix Handschim Galerie, 1968

DESCR. FÍSICA: [6] p. : il. ; 30 cm

NOTAS: 

. - Livro de artista composto por 4 folhas não numeradas, encadernadas com argolas em espiral e com capa de plástico transparente com impressão a cor-de-rosa

. - Obra publicada por ocasião da exposição organizada e patente na Felix Handschim Galerie, em Basel, Suíça, de 15 de Março a 13 de Abril de 1968

. - Contém dados biográficos da artista representada

PROVENIÊNCIA: 

Colecção Luís Cristino da Silva

Cota LA 60

 

Brazil today : the cities / Regina Silveira

 

AUTOR(ES): 

Silveira, Regina, 1939-

PUBLICAÇÃO: 

São Paulo : R. Silveira, 1977

DESCR. FÍSICA: 1 bloco (6 postais ilustrados) : todo il. color. ; 11 x 16 cm

NOTAS: 

. - Livro de artista constituído por postais ilustrados na cidade de São Paulo (Brasil) com intervenções da artista

. - Ed. da artista limitada a 40 exemplares

. - Ex. assinado

Cota LA 60

 

Brazil today : the cities / Regina Silveira

 

AUTOR(ES): 

Silveira, Regina, 1939-

PUBLICAÇÃO: 

São Paulo : R. Silveira, 1977

DESCR. FÍSICA: 1 bloco (6 postais ilustrados) : todo il. color. ; 11 x 16 cm

NOTAS: 

. - Livro de artista constituído por postais ilustrados na cidade de São Paulo (Brasil) com intervenções da artista

. - Ed. da artista limitada a 40 exemplares

. - Ex. assinado

Cota LA 60

 

Brazil today : the cities / Regina Silveira

 

AUTOR(ES): 

Silveira, Regina, 1939-

PUBLICAÇÃO: 

São Paulo : R. Silveira, 1977

DESCR. FÍSICA: 1 bloco (6 postais ilustrados) : todo il. color. ; 11 x 16 cm

NOTAS: 

. - Livro de artista constituído por postais ilustrados na cidade de São Paulo (Brasil) com intervenções da artista

. - Ed. da artista limitada a 40 exemplares

. - Ex. assinado

Cota LA 317

 

Zeichnungen von 1949-1969 / Joseph Beuys

 

AUTOR(ES): 

Beuys, Joseph, 1921-1986

PRODUÇÃO: 

[S.l.] : Galerie Schmela, [1972]

DESCR. FÍSICA: 

57 f. : principalmente il. ; 30 cm

NOTAS: 

. - Livro de artista

. - Ex. no 401 de uma edição de 500 assinado pelo artista

Cota LA 317

 

Zeichnungen von 1949-1969 / Joseph Beuys

 

AUTOR(ES): 

Beuys, Joseph, 1921-1986

PRODUÇÃO: 

[S.l.] : Galerie Schmela, [1972]

DESCR. FÍSICA: 

57 f. : principalmente il. ; 30 cm

NOTAS: 

. - Livro de artista

. - Ex. no 401 de uma edição de 500 assinado pelo artista

Cota LA 61

 

Brazil today : natural beauties / Regina Silveira

 

AUTOR(ES): 

Silveira, Regina, 1939-

PUBLICAÇÃO: 

São Paulo : R. Silveira, 1977

DESCR. FÍSICA: 

1 bloco ( 6 postais ilustrados) : todo il. color. ; 11 x 16 cm

NOTAS: 

. - Livro de artista constituído por postais ilustrados da cidade de São Paulo (Brasil) com intervenções da artista

. - Ed. da artista limitada a 40 exs.

Cota LA 286

 

Report to the European Economic Community on the feasibility for founding a "Free International University for Creativity and Interdisciplinary Research" in Dublin / Caroline Tisdall, [Joseph Beuys] ; revised with Robert McDowell

 

AUTOR(ES): 

Tisdall, Caroline, 1945-; Beuys, Joseph, 1921-1986, co-aut.; McDowell, Robert, rev.

 

PUBLICAÇÃO: 

Dublin : Free University Press, [1976]

DESCR. FÍSICA: 

[66] f. ; 33 cm

NOTAS: 

. - Ex. assinado na capa por Joseph Beuys a lápis vermelho

Cota LA 286

 

Report to the European Economic Community on the feasibility for founding a "Free International University for Creativity and Interdisciplinary Research" in Dublin / Caroline Tisdall, [Joseph Beuys] ; revised with Robert McDowell

 

AUTOR(ES): 

Tisdall, Caroline, 1945-; Beuys, Joseph, 1921-1986, co-aut.; McDowell, Robert, rev.

 

PUBLICAÇÃO: 

Dublin : Free University Press, [1976]

DESCR. FÍSICA: 

[66] f. ; 33 cm

NOTAS: 

. - Ex. assinado na capa por Joseph Beuys a lápis vermelho

Cota LA 135

 

Fall : Bas Jan Ader

 

AUTOR(ES): 

Ader, Bas Jan, 1942-1975

PUBLICAÇÃO: 

[S.l : s.n., 1970]

DESCR. FÍSICA: 

[48] p. : todo il. ; 19 cm

NOTAS: 

. - Livro de artista

Cota LA 135

 

Fall : Bas Jan Ader

 

AUTOR(ES): 

Ader, Bas Jan, 1942-1975

PUBLICAÇÃO: 

[S.l : s.n., 1970]

DESCR. FÍSICA: 

[48] p. : todo il. ; 19 cm

NOTAS: 

. - Livro de artista

Cota LA 356

 

Recherche sur l'origine
Recherche on the origin
Erforschung des Ursprungs / Robert Filliou

 

AUTOR(ES): 

Filliou, Robert, 1926-1987

PUBLICAÇÃO: 

Düsseldorf : Städtische Kunstalle, 1974

DESCR. FÍSICA: 1 caixa ; 32 x 10 x 9 cm

NOTAS: 

. - Livro de artista composto por um rolo de papel milimétrico (folhas coladas), 30 x 910 cm , finalizado nas duas extremidades com varetas de madeira; encontra-se dentro de uma caixa de cartão branco

. - Edição trilingue: francês, inglês e alemão

. - Ex. no 170 de uma edição de 400 assinada pelo artista

Cota LA 13

 

Kwy : revista de artes plásticas

 

AUTOR(ES): 

KWY (Grupo de artistas), ed.

PUBLICAÇÃO: 

[Paris : s.n., 19--?] -

DESCR. FÍSICA: 

Il. ; 26 cm

PERIODICIDADE: 

Irregular

NOTAS: 

. - Descrição baseada em: n. 2 (Agosto 1958)

PROVENIÊNCIA: 

Cota PBB 126 : Colecção Bordalo Botto

Cota PJAF 19 : Colecção José Augusto França

Cota LA 13

 

Kwy : revista de artes plásticas

 

AUTOR(ES): 

KWY (Grupo de artistas), ed.

PUBLICAÇÃO: 

[Paris : s.n., 19--?] -

DESCR. FÍSICA: 

Il. ; 26 cm

PERIODICIDADE: 

Irregular

NOTAS: 

. - Descrição baseada em: n. 2 (Agosto 1958)

PROVENIÊNCIA: 

Cota PBB 126 : Colecção Bordalo Botto

Cota PJAF 19 : Colecção José Augusto França

Cota LA 437

 

Zona / Fábio Cunha ; design Ilhas Studio ; proofreading Sara Levy

 

AUTOR(ES): 

Cunha, Fábio, 1985-; Ilhas Studio (Firma de design), resp. gráf.; Levy, Sara, rev.

PUBLICAÇÃO: 

Barcelona : F. Cunha, 2017

DESCR. FÍSICA: 

[41] p. : il. color. ; 28 cm

COLECÇÃO: 

Cuaderno de la Kursala ; 60

NOTAS: 

. - Ed. de artista publicada no âmbito da exposição "ZONA - an investigation report", organizada e patente no Kursala gallery of Cádiz Universit (Espanha) de 6 de Abril a 17 de Maio de 2017

. - Ex. com 1 fotogr. agrafada na capa e 2 fotografias agrafadas na p. 9 e na p. 35

ISBN: 

978-84-617-8715-9

Cota LA 458

 

Is it a Revolution?...Or just bad weather!?

 

AUTOR(ES): 

Casanova, Tiago

PUBLICAÇÃO: 

XYZ Books

ISBN: 

9789899906341

"Trajetórias"

Mapa sobre uma pesquisa a partir do acervo da Biblioteca de Arte Gulbenkian e conexões com os meus trabalhos.

______

"Desenho sobre as cotas"

Para cada pesquisa feita é impresso um cupom para fazer o pedido. Estes papelinhos foram colecionados e colocados num quadro e feito um desenho sobre a sequencia das pesquisas.

 

"Descanso para os olhos"

Ao trabalhar no salão da biblioteca Gulbenkian pude descansar os meus olhos no jardim lá fora.

Biblioteca de Arte Gulbenkian

"Livro Objeto"

Neste livro objeto existe uma representação visual do resultado da pesquisa em monotipia sobre papel e encadernação costurada. Tem uma estrutura para ser montado como livro objeto. Foram produzidos 5 exemplares assinados.

1/5